21 ago Mariposa Cartonera
O Mariposa Cartonera é um coletivo artístico-editorial, iniciado em agosto de 2013. A proposta é editar autores contemporâneos a partir dos conceitos norteadores do movimento cartonero: publicar livros de qualidade literária a baixo custo para fazer a literatura circular envolvendo setores fragilizados da sociedade no processo de produção, baseado em princípios da economia solidária, da sustentabilidade e comércio justo.
LITERATURA E POLÍTICA
A literatura também é vista como uma forma de intervenção política e o Mariposa Cartonera tem um forte compromisso com causas ligadas aos direitos civis. Foram publicadas duas antologias em defesa de causas ligadas ao combate à especulação imobiliária no Recife: Coque (R)Existe e Inquebrával: Estelita para cima, que envolveram dezenas de autores em torno dos movimentos.
O coletivo já realizou co-edições com outras editoras cartoneras no mundo, como La Sofía Cartonera (Córdoba, Argentina), Malha Fina Cartonera (São Paulo, Brasil) e Kartocéros Éditions (Clermont-Ferrand, França), e desenvolve projetos colaborativos com outros coletivos, além de cooperação técnica com cartoneras pertencentes à Liga Cartonera.
No Comments