Feira para os editores independentes | Mariposa Cartonera
Mariposa Cartonera é um selo editorial que trabalha de forma sustentável com livros artesanais feitos com capas de papelão coletado nas ruas. As capas são pintadas e costuradas manualmente pelos integrantes do coletivo ou em oficinas realizadas em comunidades da periferia do Recife.
livros,cartoneros,artesanais,mariposa,cartonera
15910
post-template-default,single,single-post,postid-15910,single-format-standard,theme-bridge,bridge-core-2.4.7,qode-quick-links-1.0,woocommerce-no-js,ajax_fade,page_not_loaded,,side_area_uncovered_from_content,columns-3,qode-theme-ver-23.2,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-7.9,vc_non_responsive,elementor-default,elementor-kit-22352

Feira para os editores independentes

Feira para os editores independentes

O PUBLIQUE-­SE! acontece de 27 de outubro a 01 de novembro de 2015

A Livrinho de Papel Finíssimo Editora vai realizar a primeira edição do PUBLIQUE-­SE! Festival de Publicação Independente entre os dias 27 de outubro e 01 de novembro de 2015, no Museu da Cidade do Recife – MCR. A programação envolve temas que interessam ao campo editorial independente, com atividades de formação, exposição, feira e ateliê de publicação. O projeto conta com incentivo do Funcultura – Fundo de Incentivo à Cultura de Pernambuco.

Diante do grande crescimento da publicação independente no Brasil, das também crescentes dificuldades de posicionamento de mercado que enfrentam as pequenas editoras e da importância dessas editoras para a bibliodiversidade surgiu este projeto. Primeiro encontro realizado no Nordeste voltado especialmente para o tema, o PUBLIQUE-SE! pretende criar um ambiente em que artistas, editores e autores, além do público interessado, possam vivenciar esse mundo de modo intenso.

A programação está organizada em quatro eixos: Formação, Exposição, Feira e Ateliê PUBLIQUE-SE!. O Ateliê acontecerá também durante a X Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, com livre acesso a todos os visitantes do evento. As convocatórias para a Feira e a Exposição já estão publicadas no site www.festivalpubliquese.com.br. Para as oficinas, estão confirmados os nomes de André Telles do Rosário, Daniel Barbosa e S. Lobo.

Formação

Séries de oficinas, debates e palestras, com temas definidos a partir de lacunas percebidas na formação das pessoas envolvidas no mercado editorial independente. As atividades têm o objetivo de propiciar o compartilhamento de experiências entre publicadores e equalizar saberes.

As oficinas visam suprir demandas detectadas ao longo do desenvolvimento da própria Livrinho de Papel Finíssimo e se destinam a um público que já pratica ou se interessa por autopublicação. A ideia é potencializar a cadeia produtiva em atuação. Já os debates e palestras se abrem ao público em geral interessado em cultura e contemporaneidade.

Exposição

Um ambiente preparado para se refletir sobre as possibilidades do livro em estreito diálogo com as artes gráficas e visuais. A curadoria está a cargo de Betânia Corrêa de Araújo, que se guiará pela ideia de “Cadernos que viram livros que viram cadernos”.

Dois prêmios serão oferecidos, sendo o primeiro para livros que vão estar fisicamente expostos e liberados para manuseio pelo público. Cerca de quarenta artistas foram convidados a participar do módulo presencial. A premiação será fruto de voto popular.

O segundo se destina a fotografias de livros, que por qualquer razão não poderiam estar expostos e à disposição dos leitores. Neste caso, tanto a seleção dos livros a serem expostos, quanto a premiação, estão a cargo da curadoria do Festival. A convocatória para participação neste módulo está disponível no site www.festivalpubliquese.com.br.

Os prêmios são no valor de R$ 2.942,55 (valor bruto de 3.000, com dedução de R$ 57,45, referentes aos tributos segundo a legislação de premiação). As inscrições seguem abertas até o dia 30 de setembro e o período de exposição é de 15 de outubro a 14 de novembro de 2015.

Ateliê PUBLIQUE-SE! Publicação na hora!

Consiste em um ateliê editorial montado com todo o equipamento básico para publicação de livros: computadores, máquinas impressoras/fotocopiadoras, papel e material de montagem artesanal. Os textos apresentados podem ser poemas, crônicas, minicontos e ilustrações. O autor pode acompanhar e participar ativamente de todo o processo editorial independente, ou seja, da edição, editoração, impressão e montagem de livros. No final do evento, serão lançados livretos com esses conteúdos.

Duas ações do Ateliê PUBLIQUE-SE! já foram realizadas pela Livrinho de Papel Finíssimo. Uma no Festival de Inverno de Garanhuns em 2009, como “Literatura na Hora”, e outra na VII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, em 2011, usando este nome.

Feira

Feira com espaços destinados a trinta (30) expositores, editoras e autores independentes, com foco na produção brasileira contemporânea. O objetivo é reunir e apresentar a Pernambuco a crescente produção de escritores, fanzineiros, ilustradores e artistas visuais que já circulam em feiras independentes de todo o Brasil (como a Feira Plana, Feira Tijuana e a Feira Estampa). Será a atividade de encerramento do Festival PUBLIQUE-SE!

A convocatória para participação já está disponível no site www.festivalpubliquese.com.br. Com inscrições abertas até 30 de setembro, a Feira irá ocupar a Praça D’Armas do Museu nos dias 31 de outubro e 1º de novembro.

A LIVRINHO

O coletivo editorial Livrinho de Papel Finíssimo publica desde 2007 obras inéditas, somando mais de 70 livros de autores, em sua maioria, estreantes. Formado inicialmente por um grupo de fanzineiros que criou os meios para se autopublicar, como é próprio da essência do fanzine, logo atraiu a atenção de outros artistas que partilhavam da mesma dificuldade e mesmo desejo.

A iniciativa amadureceu quando uma máquina xerox foi incorporada ao processo de produção. As primeiras tiragens eram pequenas, de livretos com conteúdo de artes visuais, e tinham como autores Maurício Castro, HKE, Greg, Fernando Duarte, Gil Vicente, Rodrigo Braga, Renato Valle, Bruna Rafaella, Rosinha Campos, Cavani Rosas, Zalma, entre outros.

Em seguida, ampliou a senda editorial com publicações de literatura e quadrinhos de Trelles, HVB, Miró da Muribeca, Rodrigo Acioli, Juva, Flávia Gomes, Policarpo Sendas, Beto Azoubel e Raimundo Moraes. A Livrinho diversificou sua paleta de formatos trabalhados e ampliou suas tiragens, adentrando o universo do Livro.

SERVIÇO

PUBLIQUE-­SE! Festival de Publicação Independente
27 de outubro a 01 de novembro de 2015
Museu da Cidade do Recife – Forte das Cinco Pontas
Praça das Cinco Pontas, s/n – São José – Recife – PE
www.festivalpubliquese.com.br

Fonte: Assessoria de Comunicação

No Comments

Post A Comment